Conheça a carreira de Valmir Salaro, que cobre a área policial há 45 anos e participou de casos marcantes na história do Brasil
Mariana Kotscho
Publicado em 15/05/2025, às 12h53Valmir Salaro tem 45 anos de carreira cobrindo a área policial.
Participou de coberturas de crimes de grande repercussão, como os assassinatos da menina Isabella Nardoni e dos pais de Suzane von Richthofen. Antes da TV Globo, passou por diferentes redações jornalísticas.
Na Folha de S.Paulo, por exemplo, trabalhou no início dos anos 1980, período no qual ganhou dois prêmios Vladimir Herzog de Jornalismo, com reportagens sobre violência de policiais da Rota e grupos de extermínio que atuavam em São Paulo.
Dois prêmios APCA-Associação Paulista dos Críticos de Arte: um sobre a cobertura do sequestro do empresário Abílio Diniz pela Rádio Jovem Pan e outro sobre o documentário na Globoplay:Escola Base:um reporter enfrenta o passado. Prêmio Audálio Dantas também pelo documentário Escola Base.
Foi o primeiro jornalista a noticiar os supostos abusos dos donos da Escola Base, quando já estava na TV Globo, nos anos 1990. Reconhece o episódio como o maior erro de sua carreira e não se nega a falar sobre essa cobertura. Esse erro da Imprensa,da Polícia e da justiça vem sendo discutido há 31 anos nas Faculdades de Direito e de Jornalismo.Trabalhou como colunista e repórter no portal UOL.
Atualmente participa como comentarista de segurança pública no programa Encontro com a Patrícia Poeta.