Intérprete e professor, Emanoel Ceress é referência em ensino de inglês e linguística aplicada, com foco em formação de ativistas internacionais
Mariana Kotscho
15 de Maio de 2025 às 12:51
Emanoel Ceress, educador e professor de inglês, é fundador do Ceress Curso de Inglês em Recife, onde busca formar uma nova geração de ativistas internacionais, destacando que a pobreza não implica falta de cultura.
Reconhecido com o prêmio Outstanding Educator Award pela Chicago University em 2015, Ceress é especialista em Linguística Aplicada e Psicopedagogia, e atua na preparação de alunos para proficiência em inglês e missões no exterior.
Com uma trajetória marcada pela curiosidade desde a infância, Ceress utiliza sua experiência e formação para impactar positivamente a educação e a cultura local, promovendo o aprendizado da língua inglesa como ferramenta de transformação social.
Emanoel Ceress é educador, professor de inglês, intérprete de língua inglesa, colunista na página Mariana Kotscho - UOL e especialista em Linguística Aplicada e em Psicopedagogia.
Como consultor pedagógico e diretor do Ceress Curso de Inglês, faz a preparação de alunos para proficiência em língua inglesa , missões no exterior e cursos regulares de inglês. No ano de 2015 recebeu o prêmio Outstanding Educator Award, pela Chicago University. Reconhecimento desta universidade estadunidense para profissionais que contribuíram substancialmente para a educação nacional.
Quando criança, Emanoel ficava fascinado com o funcionamento do mundo ao seu redor. Ouvindo músicas e assistindo filmes internacionais, ele se perguntava: "Como aquelas pessoas falavam línguas tão diferentes e, mesmo assim, aquelas palavras estranhas faziam algum sentido? E como eu não sei o que é que elas falam?"
Hoje, aos 46 anos, Emanoel Ceress é professor de inglês e fundador de seu próprio curso no centro de Recife, com um propósito claro: ele sonha em formar uma nova geração de ativistas internacionais. “Pobreza não quer dizer falta de cultura”, afirma o educador, que cresceu em uma realidade humilde, mas sempre foi movido pela curiosidade.
Imprensa e palestras: @kotschopress