Tatiane Santos

Tatiane Santos, educadora e consultora antirracista, destaca-se por seu trabalho em Educação Racial Infantil e pela valorização da cultura negra

Mariana Kotscho

15 de Maio de 2025 às 12:52
Tatiane Santos - Divulgação
Tatiane Santos | Divulgação

Tatiane Santos, educadora e consultora antirracista, foi reconhecida com o Prêmio Luiza Mahin 2023 por seu trabalho na valorização da cultura negra e pela promoção da educação racial infantil.

Sua trajetória se intensificou após se tornar mãe, quando começou a refletir sobre as experiências raciais que seu filho enfrentaria na escola, levando-a a aprofundar seus estudos e compartilhar seu conhecimento com outros educadores.

Tatiane busca expandir a educação antirracista, criando uma rede de conscientização sobre a importância desse movimento e contribuindo para uma mudança significativa na abordagem educacional.

Resumo gerado por IA

Tatiane Sanmtos, a pretinha educadora, é educadora e consultora antirracista. Autora do livro Superblack O Poder da Representatividade.

Ela é especialista em Educação Racial Infantil e recebeu o Prêmio Luiza Mahin 2023, concedido a mulheres comprometidas com a valorização da cultura negra, pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). É também colunista do site marianakotscho, parceiro do UOL.

No começo de sua carreira percebeu que o seu trabalho precisava ir além da sala de aula. Ela tinha o desejo de expandir a educação antirracita que praticava, queria conversar e levar essas informações para as colegas educadoras e compartilhar seu conhecimento. 

Veja também 

Nesse momento também aconteceu a “virada de chave” em sua vida quando se tornou mãe. Ela começou a refletir sobre a escola que seu filho iria encontrar. Falas como: “Pinte com o lápis cor de pele”, “Seu cabelo precisa baixar” e “Pede para mamãe cortar o cabelo”, fizeram Tatiane estudar mais e ter a vontade ainda maior de compartilhar o que sabia. 

Dessa forma, contribuiria para ampliar o olhar para a educação antirracista e a rede de pessoas com a consciência sobre a necessidade desse movimento. 

@pretinhaeducadora

Imprensa: @kotschopress