Colégio Santa Cruz é cliente Kotschopress

Em mais de 70 anos, o Santa Cruz já formou muitas gerações de paulistanos. A escola tem também e um importante projeto de diversidade: o Santa Plural

Mariana Kotscho*

1 de Setembro de 2025 às 16:37
O campus do Colégio Santa Cruz é privilegiado - divulgação
O campus do Colégio Santa Cruz é privilegiado | divulgação

O Colégio Santa Cruz, localizado em Alto de Pinheiros, ocupa um extenso terreno de 50.000 m² e conta com diversas instalações, incluindo 93 salas de aula, um teatro e uma biblioteca moderna, que visam proporcionar um ambiente educacional rico e diversificado.

O campus Orobó, com 3.000 m², foi projetado para a primeira infância, oferecendo espaços que incentivam a exploração e a criatividade das crianças, enquanto o campus Butantã, com 30.000 m², ampliou suas instalações esportivas e iniciou aulas de tênis gratuitas para crianças da comunidade.

Além das aulas de tênis, o projeto 'Meninas em Campo' oferece treinos de futebol para meninas, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, e recentemente firmou parceria com o Santos Futebol Clube para potencializar o futebol feminino na região.

Resumo gerado por IA

O Colégio Santa Cruz ocupa principalmente um terreno de 50.000 m2, no Alto de Pinheiros. Em meio a muito verde, estão instaladas as 93 salas de aula, distribuídas em cinco diferentes prédios. 

O espaço do Campus Arruda Botelho oferece, ainda, um teatro com 500 lugares, laboratórios, campo de futebol oficial gramado, ginásio de esportes, pista de atletismo, 10 quadras polivalentes, anfiteatro com 150 lugares, playgrounds e uma nova biblioteca integrada com os espaços verdes do campus, para abrigar o acervo de 35 mil volumes, com tecnologia de ponta, espaços de convivência acolhedores, salas de leitura, pesquisa e estudo.

“Pensamos os espaços de experiências das crianças a partir das diversas ocupações que elas fazem, levando em conta como a cenografia desse lugar é capaz de ampliar as possibilidades e provocar novos sentidos, já que o ambiente também é um educador e nos conta muito.” (Débora Vaz, diretora pedagógica)

Campus Orobó

Situado em um terreno de 3.000 m2, a uma quadra do Campus Arruda, o Campus Orobó conta com salas de referência com quintal, lactário, enfermaria, atelier e áreas externas, como a praça central chamada Sabiá-laranjeira. Os espaços foram cuidadosamente projetados para materializar os pilares do nosso currículo para a primeira infância, bem como para promover a vivência das diversas linguagens nos mais variados contextos.

Para isso, o conceito de criança que se movimenta, que assume uma atitude investigativa frente ao mundo, que brinca e experiencia o entorno com todo seu corpo, é o orientador das escolhas que vão do projeto arquitetônico ao mobiliário Pikler, passando pela luminotécnica e pelo paisagismo. Nada é acidental, tudo visa a garantir um ambiente instigante, fértil em possibilidades e desafios, em que adultos e crianças possam expressar sua potência criadora.

Veja também 

Campus Butantã

Há 20 anos, adquirimos um terreno no Butantã, próximo à USP, com 30 mil metros quadrados. O espaço já contava com um campo de futebol oficial, e outras instalações esportivas foram construídas, como vestiários, quadras de tênis e infraestrutura de apoio. Aulas de tênis para alunos e não alunos começaram a ser praticadas no novo campus, um trabalho de excelência, que rapidamente apresentou ótimos resultados. A partir de setembro de 2018, passamos a oferecer treinamento gratuito de iniciação ao tênis para crianças de 6 a 12 anos, moradoras nas comunidades vizinhas ao local.

Trabalho semelhante é realizado pelo Meninas em Campo. O projeto, criado em 2016, conta com a parceria do Prodhe (Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte) e oferece treinos de futebol para meninas entre 9 e 16 anos. O projeto segue a metodologia do treino social, que visa a desenvolver habilidades socioemocionais por meio do esporte. Participam jovens da comunidade São Remo, do Rio Pequeno, de Osasco e do Butantã. Recentemente, firmamos parceria com o Santos Futebol Clube, e nosso Centro de Treinamento será usado como celeiro de talentos para o futebol de base do time feminino.

Contato para a imprensa

@kotschopres