Com foco na promoção da saúde mental nas escolas públicas, Instituto é presidido pelo psiquiatra Rodrigo Bressan
Mariana Kotscho
31 de Julho de 2025 às 16:05
O Instituto Ame Sua Mente, fundado em 2018, promove a saúde mental em escolas públicas de São Paulo, impactando mais de 1.500 instituições com formações para educadores sobre identificação e manejo de transtornos mentais.
A iniciativa busca reduzir o estigma associado à saúde mental e capacitar professores a cuidarem não apenas dos alunos, mas também de sua própria saúde mental, refletindo uma crescente preocupação com o bem-estar no ambiente escolar.
Com a liderança de especialistas como Rodrigo Bressan e Gustavo Estanislau, o instituto continua a expandir suas ações, visando integrar pesquisas científicas em práticas educacionais e promover um ambiente escolar mais saudável.
O Instituto Ame Sua Mente é uma Organização da Sociedade Civil, fundada em 2018, que desenvolve projetos sociais pautados em pesquisas científicas, com foco na promoção da saúde mental, redução do estigma, prevenção e manejo de transtornos, tendo o ambiente escolar como o principal cenário das intervenções.
Uma de suas iniciativas é o Ame Sua Mente na Escola, formação em saúde mental para educadores que atualmente está em mais de 1.500 escolas públicas do estado de São Paulo, direcionada para auxiliar os educadores não só a identificar, manejar e encaminhar possíveis casos na escola, como também se apropriar das informações em benefício da própria saúde mental.
Mais informações: www.amesuamente.org
Médico psiquiatra com PhD pelo King’s College London, Rodrigo Bressan é professor livre docente da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e do King’s College London. Atualmente é o presidente do Instituto Ame Sua Mente onde coordena o programa saúde mental nas escolas. É autor de vários livros, entre outros “Saúde Mental na Escola – o que os educadores precisam saber”.
Recebeu a Medalha do Mérito Legislativo (a mais alta comenda da Câmara do Deputados do Brasil) pelo trabalho de educação em saúde mental nas escolas e combate ao estigma. Coordenador de pesquisa do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento e coordenador do Projeto Conexão – mentes do futuro e tem mais de 300 publicações científicas internacionais na área.
Doutorando em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Organizador do livro “Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber”, lançado em 2015, pela editora Artmed. Palestrante, consultor em instituições de ensino e psiquiatra clínico. Atuou como pesquisador clínico do Programa de Reconhecimento e Intervenção nos Estados Mentais de Risco (PRISMA) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e como membro do Grupo de Estudo de Adições Tecnológicas (GEAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Gustavo é pesquisador e membro associado do Instituto Ame sua Mente, que foca em saúde mental nas escolas públicas. Trabalha com a promoção da saúde mental também no ambiente de trabalho.
Médico psiquiatra, foi professor adjunto do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Foi o primeiro PhD formado pelo programa Tripartite de Pós-graduação em Psiquiatria do Desenvolvimento das universidades UNIFESP/USP/UFRGS. Durante o doutorado, atuou como pesquisador (Special Volunteer) no National Institute of Mental Health (NIMH) nos Estados Unidos.
É coautor de artigos científicos publicados em periódicos como American Journal of Psychiatry, JAMA Psychiatry, JAMA Pediatric, Lancet Psychiatry, Nature e Nature Neuroscience. Sua abordagem interdisciplinar combina psiquiatria, epidemiologia e neurociência com determinantes sociais no estudo da depressão na adolescência e outros problemas comuns de saúde mental em jovens. Atualmente lidera uma verba de pesquisa FAPESP – PIPE para o desenvolvimento de tecnologia e inovação em pequenas empresas, sendo co-fundador da Mindcheck – check-up de saúde mental para jovens.
A iniciativa tem foco na translação da pesquisa desenvolvida com jovens na universidade para a implementação em produtos digitais úteis para a prática clínica diária, incluindo conceitos inovadores, como estadiamento psiquiátrico transdiagnóstico, e tecnologias assistidas por smartphones e wearables (coleta passiva de sono e atividade física e Ecological Momentary Assessment – EMA).
Clique aqui e confira tudo o que já saiu sobre Ame sua Mente na imprensa.
Contato: [email protected]