Urban95 é cliente Kotschopress

A Urban95, da Fundação Van Leer, busca repensar espaços urbanos com foco no desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos e seus cuidadores

Redação

20 de Outubro de 2025 às 20:31
Urban95 - Divulgação
Urban95 | Divulgação

A Rede Urban95 busca transformar cidades em ambientes que favoreçam o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, promovendo interações positivas e acesso a serviços essenciais. A iniciativa, coordenada no Brasil pelo CECIP, envolve 65 municípios e visa repensar o espaço urbano a partir da perspectiva infantil.

Os municípios participantes compartilham o objetivo de fortalecer políticas voltadas à primeira infância, com apoio técnico em urbanismo e mobilidade. A proposta inclui a criação de espaços públicos que incentivem a exploração da natureza e o bem-estar dos cuidadores.

Entre os eventos programados, destaca-se o Encontro Nacional Urban95, que ocorrerá em Fortaleza em agosto de 2025, reunindo gestores e especialistas para compartilhar experiências e discutir políticas de primeira infância. O encontro é visto como um marco na construção de cidades mais justas e acolhedoras para crianças e seus cuidadores.

Resumo gerado por IA

O que você mudaria em sua cidade se a experimentasse a partir de uma perspectiva de 95 centímetros? Essa é a pergunta central feita pela Rede Urban95, que apoia líderes municipais a tornarem suas cidades aliadas do desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos e do bem-estar de seus cuidadores, especialmente os mais vulnerabilizados.

A Urban95 é uma iniciativa global da Fundação Van Leer que conta com a coordenação nacional do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), em parceria com mais de 15 organizações técnicas. A iniciativa considera a experiência de uma criança de três anos de idade — que, em média, mede 95cm — como ponto de partida para repensar os espaços urbanos. A proposta é incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, promovendo interações positivas, contato com a natureza, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos de vida.

Veja também 

No Brasil, a Rede Urban95 é formada por 65 municípios de todas as regiões do país que compartilham o objetivo de desenvolver e fortalecer programas e políticas voltadas à primeira infância. Com apoio técnico nas áreas de urbanismo, mobilidade e diagnóstico local, o trabalho da rede estimula a criação de soluções inovadoras para melhorar a experiência de crianças pequenas e seus cuidadores nos territórios.

Confira os municípios que integram atualmente a Rede Urban95 no Brasil, organizados por estado:

●AC – Brasiléia

●AP – Laranjal do Jari

●BA – Salvador, Uruçuca

●CE – Campos Sales, Caucaia, Crato, Fortaleza, Icapuí, Itaiçaba, Sobral, Uruoca

●MG – Alfenas, Belo Horizonte

●MS – Alcinópolis, Maracaju

●PA – Almeirim, Belém, Benevides, Paragominas

●PB – Patos

●PE – Caruaru, Recife, Santa Cruz do Capibaribe

●PI – Teresina

●PR – Assaí, Cascavel, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Paranaguá, Rio Branco

do Sul

●RJ – Niterói, Nova Friburgo

●RR – Boa Vista

●RS – Canudos do Vale, Canoas, Colinas, Cruzeiro do Sul, Eldorado do Sul, Estância

Velha, Guaíba, Novo Hamburgo, Osório, Parobé, Pelotas, São Sebastião do Caí

●SE – Aracaju, Propriá

●SP – Arujá, Campinas, Capivari, Diadema, Guarujá, Itaquaquecetuba, Jarinu, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Morungaba, Santos, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Várzea PaulistaAs intervenções da Urban95 estão organizadas em três eixos estruturantes:

Destaques

Governança e sustentabilidade: Garante a primeira infância nas pautas de diversas secretarias, estratégias para ganho de escala e institucionalização dos projetos, assegurando a continuidade das ações em diferentes gestões, transformando-as em políticas públicas.

Espaços públicos e natureza: Ajuda as cidades a transformarem espaços públicos em lugares em que crianças pequenas possam explorar a natureza, brincar livremente e seus cuidadores possam descansar;

Programas e Serviços: Apoia a criação, o aprimoramento, a escala e a avaliação de programas e serviços que estimulem o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas, promovam o fortalecimento de vínculos e disseminem boas práticas de cuidado.

Assessoria de imprensa Kotschopress