Milena Brentan, psicóloga com experiência em RH, dá dicas para líderes
Mariana Kotscho
11 de Junho de 2025 às 16:55
A liderança corporativa enfrenta novos desafios em um cenário de instabilidade econômica e avanços em inteligência artificial, exigindo habilidades além da técnica, como inteligência emocional e autoconhecimento.
Milena Brentan, com mais de 20 anos de experiência em grandes empresas, desenvolveu um modelo prático de liderança que enfatiza a importância da relação interpessoal e da adaptação ao ambiente de trabalho.
Seu livro, 'Guia para novos líderes', que será lançado no segundo semestre, propõe um método estruturado em sete etapas, focado em autoconhecimento e gestão de pessoas, já sendo aplicado por diversos profissionais em transição de carreira.
O mercado de trabalho exige mais do que chefes que atingem resultados, exige chefes que sustentam resultados.
Inteligência artificial impactando profundamente modelos de trabalho, cenário macroeconômico instável, polaridades cada vez mais marcadas. Navegar o cenário corporativo está definitivamente mais complexo e o papel da liderança ganha novas camadas. Pressionados por resultados em tamanha instabilidade e ao mesmo tempo responsáveis por promover ambientes saudáveis e sustentáveis, líderes precisam desenvolver habilidades que vão muito além da técnica, como inteligência emocional, leitura de contexto e consciência sobre seu próprio impacto no time.
Foi com base em mais de 20 anos de atuação em empresas como Grupo Ultra, GPA, Airbnb e Vox Capital que a psicóloga Milena Brentan estruturou um modelo objetivo, prático e simples para apoiar gestores, especialmente os que ocupam posições de média liderança.
Formada em Psicologia pela PUC-Rio e com pós-graduação em Marketing pelo Mackenzie, Milena acompanhou de perto momentos de transformação organizacional em diferentes setores, integrando estratégia e desenvolvimento humano de forma prática em sua atuação.
Segundo ela, a liderança é antes de tudo uma experiência relacional, que está inserida em um sistema muito amplo e que, portanto, não exige só preparo técnico, mas também autoconhecimento, conhecimento do outro e alta capacidade de adaptação ao ambiente.
Foi a partir dessa perspectiva que surgiu o conteúdo do livro Guia para novos líderes (e para todos aqueles que não querem parar de evoluir), com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano.
A proposta parte de três pilares: autoconhecimento, leitura de ambiente e cultura, e gestão de pessoas e stakeholders (qualquer indivíduo ou organização que, de alguma forma, é impactado pelas ações de uma determinada empresa). Estruturado em sete etapas, o método considera um percurso que começa pela compreensão do próprio perfil e motivações, passa pelo entendimento do ambiente e de outras pessoas, por processos específicos de gestão de pessoas e avança até a consolidação de um estilo autêntico de liderar.
Embora o livro tenha sido escrito com foco na média gestão (geralmente responsáveis por traduzir a estratégia em ação e manter o time engajado), o modelo já vem sendo aplicado também por fundadores, líderes técnicos e profissionais em transição de carreira. Segundo Milena, esse grupo foi escolhido por reunir, em geral, um grande número de profissionais dentro das organizações, que costumam assumir muitas demandas desde o primeiro dia no cargo, mas nem sempre têm acesso a um processo estruturado de desenvolvimento.
Desde 2021, ela está à frente da consultoria MB People, onde trabalha com empresas que querem alinhar performance e desenvolvimento humano. Além da atuação como psicóloga e especialista em cultura organizacional, Milena Brentan também é palestrante e idealizadora do podcast POD LIDERAR, voltado a entrevistas com mulheres referência em suas áreas, com foco em cultura, liderança e impacto social.