Luana Tolentino

A trajetória de Luana Tolentino na educação e suas contribuições para a formação de professores antirracistas e inclusivos

Mariana Kotscho

24 de Outubro de 2025 às 06:00
Luana Tolentino, autora do livro Mamãe aprendeu a ler - entre outros - foto: Fernando Rabelo
Luana Tolentino, autora do livro Mamãe aprendeu a ler - entre outros | foto: Fernando Rabelo

Luana Tolentino, mestra e doutora em Educação, foi homenageada com a Medalha da Inconfidência pelo Governo de Minas Gerais, destacando sua contribuição na formação de professores e na promoção de uma educação antirracista.

Autora de obras relevantes sobre racismo e inclusão, Tolentino também co-organiza um livro voltado para a formação de professores e se prepara para lançar sua primeira obra na Literatura Infantil em 2025.

Ela irá proferir uma palestra sobre educação antirracista, enfatizando a urgência de ações educativas que promovam a inclusão e a igualdade racial nas escolas.

Resumo gerado por IA

Luana Tolentino é mestra e doutora em Educação (UFMG). Professora de História da Educação Básica por mais de uma década, desde 2019 têm se dedicado à Formação Inicial e Continuada de Professores.

Recebeu a Medalha da Inconfidência, honraria concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais. É autora dos livros "Sobrevivendo ao racismo: memórias, cartas e o cotidiano na discriminação no Brasil" Papirus, 2023) e "Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula" (Mazza, 2018).

Veja também 

É co-organizadora de “Por uma infância sem racismo: pesquisas, práticas e Formação de Professores” (Papirus, 2024). “Mamãe aprendeu a ler” (Mazza Edições, 2025) marca sua estreia na Literatura Infantil.

Palestra: “O futuro é agora: caminhos para a promoção de uma educação antirracista” 

Agenciamento - Kotschopress